Mecânica Automóvel Online

Como funciona um automóvel

Quando se compreende o funcionamento de um automóvel, melhor se aprecia a arte e o engenho de que este resultou. Também se torna possível detetar as avarias ou, quando necessário, expor numa oficina quais as suas presumíveis causas. Aqui vou apresentar ao pormenor como funciona a macânica automóvel, e vou descrever a constituição e a função de cada um dos componentes básicos.

Carroçaria

Os automóveis modernos não apresentam normalmente chassis, cabendo à carroçaria manter  unidas todas as partes do veículo. No fabrico de um automóvel de tipo médio utilizam-se cerca de 35 m2 de chapa metálica, cuja a espessura varia entre 0,3 mm e 1mm. Quaisquer que sejam as linhas do automóvel, a sua carroçaria deverá poder suportar as enormes pressões a que é submetida quando o automóvel se desloca.






Direção

O esforço que é necessário exercer sobre o volante para que um automóvel de dimensões médias  descreva uma trajetória circular de pequeno raio varia entre 5 kg e 10 kg. A direção assistida pode, contudo, reduzir estes valores a apenas algumas gramas. Sem o auxilio dos modernos equipamentos da direção, o peso de um automóvel de tipo médio (750 kg) originaria dificuldades na condução.



Sistema elétrico

Uma bateria de 12V proporciona a fonte de energia necessária para o arranque do motor. A bobina eleva esse valor para 30000 V. O sistema elétrico inclui ainda o motor de arranque, o gerador, os faróis e as luzes, a chauffage e os limpa-pára-brisas.








Jantes, pneus e travões

Depois de ter percorrido 100000 km, cada roda completou cerca de 95 milhões de voltas. Para parar um automóvel que se desloca à velocidade de 100 km/h, os travões geram o calor suficiente para levar ao ponto de ebulição 1 litro de água.



Suspensão

Os modernos sistemas de suspensão, constituídos por molas, barras de torção e amortecedores, protegem os ocupantes do automóvel contra o desconforto que as irregularidades do pavimento possam originar e facilitam a condução.







Motor

No interior do motor são geradas temperaturas superiores a 700 graus centígrados. Somente cerca de uma quarta parte desta energia calorífica se converte em energia mecânica, sendo a restante eliminada, na sua maior parte, nos sistemas de arrefecimento e escape. O motor é constituído por 120 a 150 peças móveis, que necessitam de ser lubrificadas para funcionar eficazmente.


Transmissão

Este conjunto mecânico transmite às rodas a energia produzida no motor. Inclui a caixa de velocidades, que permite selecionar a velocidade adquada para descrever uma curva ou subir uma encosta, e a embraiagem, que serve para desligar e ligar a caixa de velocidades do movimento do motor. Um condutor pode chegar a efetuar mais de 500 mudanças de velocidade, num percurso de 80 km, numa cidade.







Deixei aqui sete diferentes aspetos a considerar para melhor compreeder o funcionamento de um automóvel.
O emaranhado de tubagens, cabos, fios e demais elementos existente sob o capot de um automóvel pode apresentar um aspeto desanimador. O automóvel ligeiro de tipo médio é constituído por mais de 13000 peças diferentes, 1500 das quais sincronizadas para trabalhar simultaniamente, funcionando outras com tolerâncias de 0,01 mm ou menos. No fabrico de um automóvel intervêm cerca de 60 materiais diferentes, desde o aço ao cartão prensado.
Para mais facilmente compreender a mecânica de um automóvel, pode-se considerá-lo dividido em sete grupos, já que, apesar das grandes variações nas linhas, na potência e no custo, os automóveis modernos se baseiam nos mesmos princípios. Independentemente do modelo e da marca do automóvel, a ideia é explicar os princípios do seu funcionamento e facilitar a compreensão de possíveis avarias.

1 comentário: